Cousas Nossas:
Pintura de Paisagem no Espírito Santo – 1930-1960

O Espaço Cultural Egydio Antônio Coser tem o prazer de convidá-los para o lançamento do livro:
COUSAS NOSSAS: Pintura de Paisagem no Espírito Santo - 1930 a 1960, de autoria da crítica de arte e Coordenadora do Curso de Design de Moda da FAESA, Samira Margotto, a se realizar em 01 de abril de 2004, quinta-feira, às 19:00h. Na ocasião os livros estarão à venda em noite de autógrafos.


O Lançamento do livro COUSAS NOSSAS: Pintura de Paisagem no Espírito Santo – 1930-1960, ocorrido em 01 de abril de 2004, foi um evento marcante para o Espaço Cultural do Centro do Comércio de Café de Vitória.

Entre os representantes da classe artística, recebemos o artista plástico de projeção internacional Hilal Sami Hilal e das curadoras Teresa Norma Tommasi e Maria Helena Lindemberg.

Prestigiaram o evento a representante da Secretaria Estadual de Cultura, Sra. Teresa Giuberti, o Diretor da FAESA, Sr. Erthelvio Monteiro Nunes Jr. e a representante da CST Sra. Maria Helena Firmo Pagotto, além de algumas personalidades da área de moda, como o estilista Josué Vasconcelos e Claudete Lorenzoni.

O Livro continuará à disposição dos interessados para compra no valor de R$60,00, sendo revertidos R$10,00 da renda obtida com a venda de cada volume para a manutenção das atividades do Projeto Educarte.

Release

LIVRO:
Cousas Nossas: Pintura de Paisagem no Espírito Santo – 1930-1960

Autora:
SAMIRA MARGOTTO

Release por Fabíola Truci
Coordenadora do Espaço Cultural Egydio Antônio Coser

Neste livro o leitor encontrará uma análise da predominância da produção da pintura de paisagem no Espítrito Santo nas décadas de 30 a 60, norteadas por Homero Massena, Levino Fânzeres e Álvaro Conde - os artistas mais atuantes da época – sob uma ótica sócio-cultural, que esclarece de forma inédita as relações entre a produção artística e o poder público - dentro do contexto histórico estadual e nacional - e a contribuição dessa produção para a consolidação da identidade local.

A autora usou como base os acervos públicos do Palácio Anchieta e da Assembléia Legislativa, os quais nos oferecem belíssimas imagens da paisagem capixaba, presentes no livro, que ajudaram a fortalecer a projeção do Estado do Espírito Santo no Brasil.

O livro foi originariamente uma dissertação do mestrado em Artes, defendida pela autora na Universidade de São Paulo (USP). O prefácio é de autoria do crítico de arte e Professor Doutor da USP Tadeu Chiarelli e o posfácio foi escrito pela pesdquisadora dessa mesma instituição, Priscila Rufinoni.

Samira Margotto é graduada em Artes Plásticas pela UFES, fez mestrado em artes na Escola de Comunicações e Artes da USP e atualmente é Coordenadora do curso de Design de Moda e Vestuário da FAESA.

Mais informações pelo telefone (27)3235.2311 ou espacocultural@cccv.org.br