Exposição NOSSA ARTE

A aproximação da arte e dos seus produtores com o público, enriquece a cultura, quebra preconceitos e transforma a sociedade de forma positiva e permanente. Através do PROJETO EDUCARTE em desenvolvimento no Espaço Cultural Egydio A. Coser foi possível aproximar efetivamente o cidadão capixaba das artes plásticas, que estão entre as mais importantes manifestações da cultura de um povo.

A experiência do olhar, do contato com a obra de arte, com o artista e com as técnicas por ele utilizadas, em um ambiente adequado, é indispensável para o ser humano. Para o artista, estímulo; para o estudante ou pesquisador, fonte de conhecimento; para o público em geral, cultura e informação.

Através das iniciativas do PROJETO EDUCARTE está sendo possível evidenciar o Espaço Cultural como um local eclético, mostrar a versatilidade dos artistas capixabas, aproximar o público dos produtores de arte e transformar a sala de exposições em um ambiente dinâmico, onde são realizadas várias atividades interativas e micro-oficinas que informam e permitem a imersão do visitante no contexto de cada exposição, com utilização de metodologia pedagógica.

Essa exposição foi o resultado da experiência de um público de mais de 3.500 visitantes, com perfil diversificado, entre estudantes de escolas e universidades públicas e privadas, instituições de idosos, instituições carentes, empresários, meio artístico e sociedade em geral, que no decorrer do ano de 2003 nos deixaram seus registros, seus gestos criadores e que, certamente, foram tocados pelas artes plásticas. Mais do que espectadores, atuaram como coadjuvantes no processo infinito da criação artística. O sucesso dessa iniciativa se deve a uma profunda crença no poder trasformador das artes plásticas e da dedicação permanente de uma equipe incansável de artistas plásticos e arte-educadores.

Atenciosamente,
Fabíola Truci
Coordenadora do Espaço Cultural
Egydio Antônio Coser