Fique por Dentro

 

Notícias e Eventos

25/07/2023

Primeira ZPE privada do Brasil pode alavancar as exportações de café

NOTA OFICIAL

 

Primeira ZPE privada do Brasil pode alavancar as exportações de café 

O Centro do Comércio de Café de Vitória, entidade de classe que representa os exportadores de café do Estado do Espírito Santo, manifesta total apoio à instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Município de Aracruz - ES. Essa medida tem potencial para aumentar a competitividade das exportações de café pelos portos capixabas. Parabenizamos o Grupo IMETAME pelo arrojado projeto. 

Estimativas indicam que o consumo mundial de café deve crescer entre 1,5% e 2% anualmente, e os cafés conilon/robustas serão cruciais para suprir essa demanda em expansão. O Estado do Espírito Santo, como o segundo maior produtor global de cafés robusta/conilon, precisa estar preparado para aproveitar plenamente essa oportunidade, o que envolve o desenvolvimento de sua infraestrutura logística. 

Nos últimos anos, o formato atual de operação portuária (cabotagem) e os altos custos portuários têm prejudicado a competitividade das exportações de café pelos portos capixabas, resultando em redução significativa dos volumes embarcados de conilon e arábica, apesar do aumento expressivo da produção estadual. Para reverter esse cenário consideramos os seguintes fatores essenciais:

 A privatização da CODESA proporcionará novos investimentos diretos da VPorts, nova autoridade portuária, nos próximos dois anos. Espera-se que a Vports torne as operações do Porto de Vitória mais eficientes, aumentando sua capacidade de atrair investidores e operadores e criando um ambiente menos burocrático e mais ágil, em um espaço de tempo menor;

● Diversos projetos de novos portos estão em andamento no Estado do Espírito Santo, incluindo o Imetame Porto Aracruz, com previsão de início de operações em 2025. Esse porto contará com o maior calado entre os portos brasileiros e capacidade para receber os maiores navios em operação.

Nossa visão é de que a implementação de uma ZPE privada complementará outros elementos essenciais para o desenvolvimento da atividade exportadora de café aqui no Espírito Santo e acreditamos que essa iniciativa culminará com a criação de uma nova unidade portuária em Aracruz, contribuindo não apenas para as exportações de café do nosso estado, mas também para as dos estados de Minas Gerais e Bahia.


Vitória/ES, 25 de julho de 2023.

Centro do Comércio de Café de Vitória