Fique por Dentro

 

Notícias e Eventos

24/05/2016

24 de maio – Dia Nacional do Café

Desde o ano de 2005 existe o Dia Nacional do Café, comemorado no dia 24 de maio. Data essa especial que foi incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café.

A data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e pelas indústrias que, em parceria com o varejo, promovem ações locais com lançamentos de novos produtos e realização de degustações nos pontos de venda. Afinal, os brasileiros são apaixonados por café.

Brasileiros são apaixonados por café

Bebida milenar, o café tem como grande diferencial a capacidade de estar sempre atual e moderno. Abaixo alguns mitos e verdades sobre essa bebida considerada a segunda melhor do mundo, depois da água.

Café deixa mais atento – Verdade
A cafeína estimula a descarga das células nervosas e a liberação de neurotransmissores e adrenalina promovendo o aumento do nível de energia e da acuidade mental e sensorial.

Crianças não podem tomar café – Mito
Mesmo liberado para as crianças, o consumo deve ser moderado. Recomenda-se a ingestão diária de até 2,5mg por quilo de peso.

Café ajuda a emagrecer – Verdade
A cafeína é uma substância termogênica que acelera o metabolismo e facilita a queima de calorias.

Alivia dor de cabeça – Verdade
Por ser uma substância vasoconstritora, a cafeína, quando ingerida nos primeiros momentos da dor de cabeça, pode contribuir para o alívio da enxaqueca.

Café envelhece – Mito
Se consumido com moderação, o efeito pode até ser o contrário. Os polifenois contidos no café têm função antioxidante, que ajuda a retardar o envelhecimento.

Prevenir doenças cardíacas – Verdade
Estudos demonstraram que o consumo de quatro xícaras de café por dia diminui em até 11% as chances de uma pessoas desenvolver insuficiência cardíaca, já que a bebida favorece o controle dos níveis de colesterol no sangue.

Café melhora o humor – Verdade
A cafeína bloqueia os receptores de adenosina, situadas nas células nervosas, mantendo o estado de excitação e proporcionando sensação de revigoramento.

Café não deve ser tomado junto com medicamentos – Verdade
Alguns medicamentos, como antidepressivos, remédios para osteoporose e controle da tireóide, podem ter seu efeito afetado pelo consumo excessivo do café.

O café vicia – Mito
Quando a pessoa fica sem tomar café o que ocorre, na verdade, são sintomas provocados pela retirada da cafeína, como dor de cabeça. Isso porque a substância tem propriedades medicinais.

O café só traz danos à saúde – Mito
O café já foi considerado um grande vilão para saúde devido às propriedades estimulantes da cafeína. Hoje, no entanto, pesquisadores já constataram os benefícios da bebida quando consumida em doses moderadas.

Café pode prevenir cáries – Verdade
Pesquisadores detectaram a presença de componentes com ação anti-bacterianas contra certos microorganismos, incluindo os causadores das cáries.

Fonte: Marcoffee.com.br via CoffeeBreak

Assessoria de Comunicação
CCCV