Fique por Dentro

 

Notícias e Eventos

15/12/2016

Governo do Estado quer proibir a importação de café

Por Patrik Camporez - pmacao@redegazeta.com.br

Em uma queda de braço que parece não ter fim, mais uma vez o governo federal parece estar prestes a ceder à pressão das indústrias brasileiras de café torrado, moído e solúvel, que pleiteiam a liberação da importação do grão verde (de conilon) produzido no Vietnã.

 

A briga entre o setor produtivo e a indústria é antiga, mas ganhou um componente especial com a alta do preço do conilon, motivada pela quebra drástica da produção por causa da seca.

 

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Galler, já afirmou à imprensa que as importações de grão verde serão autorizadas e que de devem ser de forma temporária,

envolvendo volume específico a ser definido.

 

Diante da ameaça do mercado brasileiro ser inundado pelo café do país asiático, o que derrubaria o preço do produto no mercado interno e prejudicaria os produtores brasileiros, o governo do Espírito Santo defende, junto ao Ministério da Agricultura, que a importação não seja autorizada.

 

Para o secretário Estadual de Agricultura, Octaciano Neto, a medida prejudica os produtores capixabas, que já enfrentam sérias dificuldades em decorrência da pior seca dos últimos 80 anos. Por isso, ele enviou ofício ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e, na manhã de ontem, o governador Paulo Hartung também entrou em contato com o ministro para sensibilizar o governo federal e pedir que a importação seja barrada.


Fonte: A Gazeta, Vitória/ES, p. 29