Fique por Dentro

 

Notícias e Eventos

12/07/2017

Linha direta de navios para os Estados Unidos

 A relação comercial entre os Estados Unidos e o Espirito Santo vai ficar mais estreita graças à linha direta marítima que vai ligar o Porto de Vitória ao país norte-americano.

 As operações diretas permitem que as cargas marítimas não necessitem passar pelos portos do Rio e de Santos, por exemplo, como acontece hoje, reduzindo custos operacionais, como o frete.

 O diretor-presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luiz Claudio Montenegro, destacou a possibilidade de ganhar tempo e competitividade.

 “Estamos trabalhando para formalizar linhas diretas de navegação para os continentes americano e europeu. Os projetos já estão bem avançados. A gente espera anunciar em breve essas novas rotas de navegação”. Entre os produtos que podem ser comercializados, destacam-se café e rochas ornamentais.

 A linha direta que liga o Porto de Vitória ao Porto de  Gaolan, em Zhuhai, na China, começou este mês e estreitou o prazo de entrega da mercadoria em 10 dias.

 “Normalmente, a carga vai para outro porto e lá embarca em navio maior e segue para outros continentes. Estamos adaptando esses navios que saem daqui para levar diretamente os contêineres a esses países”, afirmou Montenegro.

 O governador Paulo Hartung e integrantes do governo do Estado receberam ontem, no Palácio Anchieta, em Vitória, a delegação chinesa composta por autoridades da província de Guandong, como o vice-governador Guo Yuanqiang.

 De acordo com secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo de Azevedo, a delegação chinesa veio para estreitar, fortalecer e ampliar a relação comercial.

 “A relação direta com a China tem o potencial de dinamizar nossa cadeia logística tanto para destinos internos como para outros estados brasileiros”, afirmou.


Fonte: A Tribuna/Vitória- ES, 12/07/2017,. Pag. 24.