INSTITUCIONAL

 

Sobre o CCCV

Em 10 de abril de 1947, noventa e seis cafeicultores capixabas se reuniram na antiga sede do Sindicato do Comércio Atacadista de Café de Vitória, antiga Associação Profissional do Comércio Atacadista de Café de Vitória, situada à rua Duque Caxias, para organizar uma entidade que representasse os interesses da classe cafeeira em nosso Estado. O objetivo desse sindicato são os mesmos até hoje: defender os legítimos interesses de seus associados, promover a estreita união dos que militam no comércio de café e prestar toda a cooperação aos governos da União, do Estado e dos municípios, no amparo da cafeicultura nacional.

A estrutura do CCCV começou a ser organizada em 1950, quando uma resolução foi assinada para a criação de um fundo com a taxa de Cr$ 0,50 (cinqüenta centavos) por saco de café exportado, mensalmente, pelo Banco Agrícola do Espírito Santo. Em 1951 reuniram-se novamente os interessados no comércio de café capixaba para aprovarem os estatutos do Centro do Comércio de Café de Vitória. Na ocasião, o Sr. Dante Michelini assumiu os trabalhos. Elaboraram o primeiro estatuto deste Centro os senhores César Pinto, César Nonato, Marcos Schulen e Joaquim Ribeiro Gonçalves.

A primeira diretoria do CCCV era composta dos seguintes sócios:
Presidente - Dante Michelini, Vice-Presidente - Cesar Pinto, Secretário - Joaquim Ribeiro Gonçalves e Tesoureiro - Joaquim Calhau. Essa Diretoria deu o impulso inicial para a consolidação deste Centro.

Até 1959, o Centro do Comércio de Café de Vitória teve sede provisória, quando em março deste mesmo ano foi realizada a 1ª reunião no Edifício Palácio do Café, 52, na Praça Costa Pereira. Em setembro de 1959 foi inaugurado oficialmente o Palácio do Café e a Sede do CCCV, com a presença de políticos, jornalistas e pessoas ligadas ao café, dentre eles o governador Dr. Carlos Lindenberg, Dom João Batista da Mota Albuquerque, o prefeito de Vitória Adelpho Polli Monjardim.

Em 1983 foi assinada a convenção do Edifício Palácio do Café para a construção do mesmo, à Avenida N. Sra. dos Navegantes, 675, Enseada do Suá. A comissão de construção deste edifício foi formada pelos senhores Lacine Tápias, Gercino Coser e Salvador Costa. Em 09 de outubro de 1987 foi inaugurada a atual sede do Edifício Palácio do Café e do CCCV.

Fontes de pesquisa:
Estatutos do CCCV e atas de assembléias do CCCV, de 1951 a 1995.


Quem Somos

O Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) representa o setor que é o maior gerador de divisas do agronegócio café, o principal fornecedor da indústria e o que mais absorve e escoa a safra cafeeira. Seus associados possuem larga tradição, sendo o Espírito Santo celeiro de grandes exportadores que figuram entre os maiores do Brasil.

O CCCV também presta enorme serviço ao setor:

- Como agência da OIC (Organização Internacional do Café), certifica a origem das exportações pelo Espírito Santo;
- Elabora e publica periodicamente as estatísticas de exportação pelo ES e de preços de café praticados em Vitória;
- Realiza a cotação diária do café;
- Oferece cursos de classificação e degustação de café.

O CCCV também apoia projetos como o de Inclusão Digital “Criança do Café na Escola”em parceria com o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) nas cidades cafeeiras e realiza encontros regionais de cafeicultores, além disso, busca constantemente a melhoria da qualidade do café, aumento da produtividade e a disseminação de tecnologias no campo por meio do Cetcaf (Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café).