Fique por Dentro

 

Notícias e Eventos

09/12/2022

Centro do Comércio de Café de Vitória dá posse à nova Diretoria


Publicado em 9 de dezembro de 2022.

Por Centro do Comércio de Café de Vitória

cccv@cccv.org.br

Fotos: Cacá Lima

No último dia 8, foram empossados o novo Conselho de Administração e a nova Diretoria Executiva do Centro do Comércio de Café de Vitória. 


Os cargos de presidente e vice-presidente, tanto do Conselho de Administração como da Diretoria Executiva, serão ocupados respectivamente por Fabrício Tristão e por Jorge Luiz Nicchio (este último, representante da exportadora capixaba Nicchio Sobrinho Café S/A). O novo mandato vai até 31 de dezembro de 2024, com possibilidade de reeleição.


Em sua fala inaugural, Fabrício Tristão destacou o papel relevante do Centro do Comércio de Café de Vitória, entidade que em 2022 completou 75 anos de existência e que é considerada uma das instituições com mais tempo em atividade no agronegócio no Brasil. Para ele, deverão ser continuadas e amplificadas as ações estratégicas que a diretoria que o antecedeu vem encaminhando, com foco nas agendas mais contemporâneas que o mercado global de café vem demandando. 


O novo presidente pretende fortalecer a atuação dos órgãos de governança da instituição e seu relacionamento com o associado e a sociedade. Em quatro eixos estratégicos, Fabrício Tristão sintetizou as áreas focais de sua futura gestão: 1) eixo logístico, com apoio aos atuais portos em operação e aos projetos que estão em curso para alavancar as exportações de café pelo Espírito Santo; 2) eixo tributário e fiscal, nas três esferas de governo, buscando demonstrar que benefícios não se tratam de renúncia fiscal, mas constituem forte estímulo às atividades formais e à geração de empregos; 3) eixo sustentabilidade, evidenciando que o agronegócio café do Espírito Santo já detém condições de ser viável do ponto de vista ambiental e econômico e; 4) eixo da comunicação e relações institucionais, fortalecendo a interlocução com os associados, com governos e organizações. Para atingir esses objetivos, o novo presidente pretende propor uma revisão dos estatutos do CCCV, buscando atualizá-lo à nova realidade do complexo produtivo de café, fortalecendo ainda mais a instituição.


Tristão parabenizou o seu antecessor, Márcio Cândido Ferreira, pela brilhante condução do CCCV nos últimos três anos e pela sua indicação para assumir a Presidência do CECAFÉ - Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, a partir de 2023.


Fabrício Tristão é engenheiro agrônomo, tendo iniciado sua carreira nas empresas do Grupo Tristão. Possui experiência de mais de 30 anos no ramo comercial do café. O executivo representa a associada Olam Food Ingredients, player global com forte atuação em commodities agrícolas. A Olam está presente no Espírito Santo há 18 anos com unidades em origens estratégicas para operações com café, com destaque para o município de Linhares, onde o grupo investe em planta industrial para processamento de café solúvel, em fase final de construção.


Diretoria Executiva do CCCV eleita para o biênio 2023/2024:



1. Presidente: FABRÍCIO TRISTÃO (Olam Agrícola Ltda.)

2. Vice Presidente: JORGE LUIZ NICCHIO (Nicchio Sobrinho Café S.A.)

3. Diretora Secretária: CLAUDIA NICCHIO (Nicchio Café S.A. Exp. e Imp.)

4. Diretor Financeiro: FABIO COSER TEIXEIRA (Unicafé Cia. de Comércio Exterior)

5. Diretor de Patrimônio: JOSÉ EUGENIO RUSCHI TÁPIAS (Cafenorte S.A. Imp. e Exportadora)

6. Diretor Social: EDUARDO LIMA BORTOLINI


Secretário Executivo: GLEYSANDRO TEIXEIRA RODRIGUES